APRESENTAÇÃO

Devoção e respeito pela terra

QUINTA DONA SANCHA

Dona Sancha Gonçalves, figura emblemática e influente na história de Silgueiros, instituiu em 1186 o padroado de Santa Maria de Silgueiros em conjunto com o seu marido Daganel, reinava à época D. Sancho I.
Em troca e em jeito de gratidão, a hierarquia católica concedera-lhes o privilégio de decidir sobre o prelado ou abade da paróquia, com condição de este ser da sua geração ou indicado por seus descendentes.

Mosteiro - Quinta Dona Sancha
Mosteiro - Quinta Dona Sancha

Opulenta proprietária da região, Dona Sancha dotou o lugar de Silgueiros com terras e vinhas para cultivo agrícola, impulsionando a fixação da população e o desenvolvimento do território.
A história desta família está intimamente ligada à história deste território, mas tem também o seu nome marcado na História de Portugal - as guerras portuguesas no norte de África.

Quinta Dona Sancha
Mosteiro - Quinta Dona Sancha
Mosteiro - Quinta Dona Sancha

O conceito que aqui se apresenta, de prestigiosa denominação, simboliza a grandiosidade histórica dos antepassados, uma herança que honrosamente aceitamos preservar.

É o fruto da nossa devoção e respeito pela terra.

A elegância dos vinhos aristocráticos Dona Sancha, provenientes de vinhedos rodeados de pinhais, pomares de macieiras e limoeiros que se estendem até ao abraçar das águas do Dão, um genuíno ambiente rural, favorece uma experiência sensorial em que a tradição e a contemporaneidade se cruzam com requinte certificando a excelência deste terroir histórico.

Quinta Dona Sancha