ENOLOGIA

A ciência, a arte e o engenho da transformação

MAFALDA PERDIGÃO

Enóloga Residente

Mafalda Perdigão - Quinta Dona Sancha

Mafalda Perdigão, natural de Viseu, iniciou a sua formação na Escola Superior Agrária de Santarém com o Curso de Especialização Tecnológica de Viticultura e Enologia, passando pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro onde se licenciou em Enologia e Viticultura.

Entre a sua paixão por cavalos, pelo vinho e pela terra, iniciou o seu percurso de coração no Dão. Aqui, aprofunda e aplica diariamente o seu conhecimento através da transformação dando origem a algo único: o vinho.

Tendo exercido funções como Enóloga Residente na Quinta Madre de Água, assume hoje o cargo na empresa Cave Lusa onde é perita nas vertentes de aconselhamento, formação e organização de provas.

Dotada de um espírito jovem, dinâmico e com profunda ligação à Natureza, Mafalda Perdigão participou na fundação da Quinta Dona Sancha.

PAULO NUNES

Enólogo Consultor

Paulo Nunes é natural de Armamar. Licenciado em Engenharia Alimentar e Mestre em Qualidade e Tecnologia Alimentar, é autor do primeiro artigo científico publicado sobre a casta Encruzado na prestigiada revista cientifica Journal of the Science of Food and Agriculture.

Iniciou a sua trajetória como Enólogo em 2003 numa empresa de consultoria baseada na Região Demarcada do Dão. Desde 2010 assumiu a consultoria em nome pessoal alargando o seu trabalho a produtores localizados em seis Regiões (Dão, Bairrada, Douro, Trás os Montes, Alentejo e Tavora-Varosa). Membro permanente da Camara de Prova da CVR Dão, participa como Presidente de Júri no Concurso de Vinhos de Portugal.

Distinguido como “Enólogo do Ano” pela Revista Grandes Escolhas em 2018 e pela Revista de Vinhos em 2020, Paulo Nunes é reconhecido não só em Portugal como também internacionalmente. É, até à data, o único Enólogo premiado com duas das condecorações de maior prestígio no país.

Paulo Nunes - Quinta Dona Sancha